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NOSSA HISTORIA

Nossa Historia



Historia da Igraja Batista Fundamentalista

O movimento Batista Regular, foi organizado em 1932 quando foi fundada a General Association of Regular Baptist Churches (GARBC) por batistas que se separaram daConvenção Batista do Norte, dos Estados Unidos, liderados por Howard C. Fulton. A separação deu-se devido ao liberalismo teológico que solapou as bases de todas as denominações desse país.

No Brasil, o movimento chegou à região nordeste em 1935 e 1936 com os missionários William A. Ross e Edward Guy McLain respectivamente. MacLain ao chegar ao Brasil se instalou em Juazeiro do Norte / Ce, onde se deu inicio a 1ª. Igreja Batista Regular no Brasil. E, no Nordeste, através dos missionários Carleton e Adelaide Mateus em 1932, na cidade de São José de Mipibu no estado do Rio Grande do Norte.

A sua doutrina é bem mais conservadora e tradicional do que a de outros batistas, pois são fundamentalistas e separatistas. Seguem uma orientação que pode ser identificada à doutrina reformada. Os calvinistas representam uma vertente predominante no movimento. São pré-milenistas dispensacionalistase rejeitam o pentecostalismo, o ecumenismo e qualquer de suas expressões.

Hoje contam com 700 congregações arroladas à AIBREB (mas muitas congregações não participam desta associação);várias missões e associações,5 seminários, uma editora de Literatura Cristã (Editora Batista Regular) e outra de música (Voz de Melodia) e vários acampamentos,ressaltando também várias obras oficiais de assistência social. Com destaque de sua presença marcante, quanto ao restante do país, os campos do Rio Grande do NorteCearáSão Paulo,Amazonas,Pará,Paraíba e Roraima.

 

 

Organização

Os batistas regulares preservam o princípio histórico dos batistas quanto a autonomia da igreja local. Estas igrejas reúnem-se para comunhão através de associações estaduais, e estas representam-se nacionalmente por meio da Associação de Igrejas Batistas Regulares do Brasil (AIBREB). Como expressão de um movimento, esse grupo considera que para ser uma igreja batista regular não é necessário estar ligado a qualquer associação, desde que mantenham os distintivos históricos dos batistas, sejam conservadoras,fundamentalistas, e preservem a mesma doutrina e prática. Entretanto, qualquer igreja só pode associar-se a AIBREB se estiver ligada a uma das associações estaduais.

[editar]Fundamentalismo

Apesar do desgaste no termo na modernidade propagado pela mídia devido ao terrorismo islâmico, eles insistem em manter o termo considerando outros movimentos absolutistas e totalitários como pseudo-fundamentalismo ou neo-fundamentalismo.

Por fundamentalistas eles simplesmente querem dizer que crêem em:

  1. a inspiração verbal e plenária das Escrituras;
  2. o nascimento virginal de Cristo;
  3. a crença no sobrenatural, ou seja, nos milagres da Bíblia;
  4. a morte vicária e substitucionária de Jesus;
  5. o seu retorno pessoal e iminente.

Distintivos Batistas

Normalmente, para expor seus distintivos de forma didática, eles os expressam pelo seguinte acróstico: BATISTAS.

  • Bíblia como única regra de fé e prática.
  • Autoridade de Cristo como o Cabeça da Igreja.
  • Trabalho dividido em dois ofícios: pastores e diáconos.
  • Imersão (batismo) e Ceia: as duas ordenanças.
  • Sacerdócio individual de cada crente.
  • Todos os membros regenerados e batizados.
  • Autonomia da igreja local.
  • Separação entre a Igreja e o Estado, e da heresia.

Práticas

Rejeitam as expressões modernas da música gospel, usam piano e alguns instrumentos de sopro e corda e geralmente rejeitam instrumentos de percussão. Nos cultos existe reverência e não se aceitam danças (coreografia), nem grupos de louvor dirigindo a parte de adoração na Igreja, em grande maioria das congregações. Em algumas, as mulheres são incentivadas ao uso de saias e vestidos. A maquiagem não é proibida, mas recomenda-se o bom senso para evitar exageros. Jovens não praticam o culto a tatuagens,piercings e mutilação corporal. Ensinam a castidade, os jovens devem guardar-se até o matrimônio, todos os membros que andem afastados devido algum pecado sofrem a disciplina da comunidade (Igreja) caso infrinjam a Lei de Deus. Proíbem também o casamento entre crentes e não crentes e com membros de seitas como o mormonismo, adventismo e testemunhas-de-jeová. Os homens devem se posicionar como líderes da família, tanto no aspecto espiritual como no secular. Abominam o divórcio e o novo casamento, exceto por morte do cônjuge. Algumas igrejas batistas regulares não aceitam divorciados como membros da igreja local, em outras os divorciados como membros são limitados e não podem se tornar pastores ou diáconos.

 

 

 

 

 

 

 

BREVE HISTÓRIA DOS BATISTAS REGULARES

 

 

 

 

 

“Do fim do século XIX para o começo do atual, o liberalismo teológico apareceu. Sua ênfase no criticismo bíblico e no racionalismo trouxe uma devastadora avalanche. Atingia em cheio as denominações protestantes da América do Norte, principalmente os batistas. A Convenção Batista do Norte, fundada em 1907, foi profundamente afetada pelas idéias modernistas. Tanto igrejas quanto instituições arroladas em seus quadros sofreram. A reação foi o aparecimento de um movimento que surgiu em defesa das verdades fundamentais da fé.”

 

 

“O rompimento estava selado. Consumou-se em maio de 1932 durante a 8ª reunião da União Batista Bíblica, na Belden Avenue Baptist Church de Chicago. O pastor da igreja, Dr. Howard C. Fulton, presidiu a reunião. Estavam presentes 34 representantes de 22 igrejas de 8 Estados. Votaram pela separação da Convenção e pela organização de um novo movimento. Foi organizada a GARBC (General Association of Regular Baptist Churches).”

 

 

(Que Povo é Esse – História dos Batistas Regulares no Brasil, Pr. Jaime Augusto de Lima, Editora Batista Regular, 1997, trechos das pgs. 27, 28 e 29)

 

 

Em 1932, portanto, surgiu o movimento Batista Regular nos Estados Unidos. Duas Missões Batistas foram reconhecidas pelo movimento: A Baptist Mid-Missions (BMM) fundada em 1920 pelo ilustre missionário Dr. William C. Haas, e a Association of Baptists for World Evangelism (ABWE), fundada em 1927 com o nome inicial de ABEO (Association of Baptists for Evangelism in Orient) pelo Dr. Raphael C. Thomas.

 

 

O nome:

 

O nome Regular vem do latim “regulare” e significa:

 

“Conforme às leis, às normas, às regras”

 

“A expressão vulgar de “mais ou menos”ou “meio termo” é errada para significar a palavra regular. Ela está sendo usada indevidamente, por desconhecimento involuntário de alguém ou por uma propositada e grosseira galhofaria para depreciar membros de nossas igrejas.” (Ibid., pg. 26)

 

 

 

No Brasil:

 

 

No Brasil, o movimento chegou em 1935 e 1936 com os missionários William A. Ross e Edward Guy McLain respectivamente.

 

(Ibid., pg. 31)

 

“Nos primeiros anos, houve uma boa convivência com a Convenção Batista Brasileira. Todavia, isso foi mudando como aparecimento de indícios que era necessário manter o movimento separado.”

 

(Ibid., pg. 25)

 

 

O movimento Batista Regular tinha os seus ideais claramente identificados com o

 Movimento Fundamentalista.

 

As doutrinas fundamentais foram:

 

1.       A Inerrância da Bíblia como a inspirada Palavra de Deus;

2.       O Nascimento Virginal de Jesus Cristo;

3.       A morte expiatória de Cristo para salvar o pecador;

4.       A ressurreição corporal do Senhor; e

5.       A segunda vinda pessoal de Cristo para reinar neste mundo.

 

 

 

Existe hoje no Brasil cerca de 400 igrejas e congregações Batistas Regulares. Apesar de nem todas estarem associadas, existe a Associação das Igrejas Batistas Regulares do Brasil (AIBREB) cuja assembléia se  reúne de 2 em 2 anos e cujo veículo de informação é o Jornal “O Batista Regular” (Obs. desconsiderar as gestões desse jornal entre 2000-2002 em virtude de algumas matérias não confiáveis). A Editora Batista Regular é muito conhecida no meio evangélico brasileiro como a que divulga livros de excelente qualidade.

Além de vários Colégios e Institutos Bíblicos, seis Seminários Batistas Regulares foram fundados:

 

 

1.       Seminário Batista Regular do Amazonas – Manaus, AM

2.       Seminário Batista do Cariri – Crato, CE

3.       Seminário e Instituto Batista Bereiano – Natal, RN

4.       Seminário Batista Regular de São Paulo – São Paulo, SP

5.       Seminário Batista Esperança – São Paulo, SP

6.       Seminário Batista Regular do Sul – Curitiba, PR

 

 

Alguns web-sites abaixo podem suprir mais informações:

 

General Association of Regular Baptist Churches (GARBC)

Baptist Mid-Missions (BMM)

Association of Baptists for World Evangelism (ABWE)

AIBRECE

 

 

Obs.: As informações eventualmente obtidas nos links fornecidos, não significam a fidelidade total das mesmas aos princípios Batistas Regulares, principalmente no tocante ao assunto de traduções Bíblicas, onde há, infelizmente, um afastamento para o criticismo textual, que foi combatido pelos pioneiros no início do movimento.



 

Por causa desse problema, a tendência e a saída encontrada pelas igrejas fiéis, é o aparecimento de Institutos Bíblicos que, apesar de mais modestos, ficam sob o controle da igreja local, com uma organização mais leve, apresentando custos muito menores e sob a supervisão dos pastores, sem a intromissão e pressões inaceitáveis de seminários infiéis que sempre se rendem ao criticismo textual e têm sido, geralmente, a fonte de apostasia que desagua em quase todas associações! Exemplos de sucesso desse empreendimento de Institutos Bíblicos podem ser verificados em algumas igrejas, é só investigar. 



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